News Notícias

Abertura de 1 concurso para atribuição de BI (no âmbito do Projecto PTDC/FIS/098254/2008)

Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto “Superfícies e colóides estruturados: efeitos da textura em fluídos adsorvidos e auto-organizados”, PTDC/FIS/098254/2008, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do programa, Projectos em todos os domínios científicos, nas seguintes condições: 

Área Científica: Física

Requisitos de admissão: Licenciatura em Física. Preferência dada a candidatos com experiência prévia no estudo teórico de Transições de Fase e/ou em matéria mole.

Plano de trabalhos: O projecto tem por finalidade o estudo de uma nova geração de materiais nos quais as texturas superficiais desempenham um papel dominante na determinação da estrutura dos sistemas. O projecto envolveo estudo teórico e computacional do efeito naauto-agregação de colóides com interacções anisotrópicas, causado por  superfícies quimicamente ou geometricamente estruturadas.O estudo das relaçoes entre estes sistemas permitir-nos-á desvendar os princípios que governam a acção combinada da geometria e das interacções superficiais na estrutura dos materiais auto-agregados,à escala mesoscópica.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Física Teórica e Computacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Margarida Maria Telo da Gama.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Outubro de 2011. O contrato de bolsa não pode ser renovado.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). (para bolsas atribuídas em projectos financiados pela FCT).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de protecção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro.

O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

 Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e  experiência prévia, com a respectiva valoração de 80% e 20%.

Composição do Júri de Selecção: Margarida Maria Telo da Gama (Presidente), Nelson Bernardino e José Maria Tavares (vogais efectivos), Nuno Silvestre e Paulo Ivo Teixeira (vogais suplentes). 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no átrio da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de Setembro de 2011 a 30 de Setembro de 2011.

Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio electrónico margarid@cii.fc.ul.pt acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas podem ainda ser remetidas por correio para o Centro de Física Teórica e Comutacional, Avenida Professor Gama Pinto, 2, 1649-003, Lisboa.