News Notícias

Colégio Doutoral de Tordesilhas em Física

 

 

Grupo de Tordesilhas é uma rede de Universidades ibéricas (portuguesas e espanholas) e brasileiras estabelecida em 2000 na cidade de Tordesilhas, durante as comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, com o objetivo de estabelecer pontos de cooperação concretos entre os três países.

Em 2011, a presidência coube à Universidade de Lisboa que liderou a aprovação de colégios doutorais, como uma aposta na promoção da investigação de excelência com impacto na projeção internacional da rede.

Durante o XVIII Encontro de Reitores na Universidade de Aveiro, em Novembro de 2017, a Fundación Carolina e o Grupo de Tordesilhas assinaram um Convénio de Colaboração ao abrigo do qual serão financiadas estadias curtas para professores ou investigadores doutorados de nacionalidade brasileira ou portuguesa em Espanha. http://gestion.fundacioncarolina.es/programas/4877

O convénio surge na sequência da aprovação do Colégio Doutoral De Tordesilhas (CDT) em Física, que reúne as U Lisboa através da FCUL, Sevilla (coordenador), Granada, S. Paulo, Fluminense, Minas Gerais e F Ceará, para além de Munster com quem Sevilla tem um curso de pós-graduação em Física.

 

 

Os representantes da U Lisboa no CDT são o Presidente do DF (management  committee) e o coordenador do PD em Física (academic committee) ambos da direção do CFTC. A assinatura do convénio está para breve