PRISMA - À luz da física

Glossário

A

Absorção - Adesão de moléculas, ou iões presentes no meio de dispersão à superfície das partículas da fase dispersa.

B

Bestiário - livro medieval (habitualmente ilustrado) com descições alegóricas e divertidas de animais reais e imaginários.

C

Calor latente - Calor libertado, ou absorvido, por uma substância durante uma transição de fase. Exemplo: o calor libertado, ou absorvido, pela água quando esta muda de estado.

Coalho - Substância que têm a propriedade de coagular o leite.

Condução térmica - é feita através do contacto entre as moléculas: Se a agitação térmica é maior no líquido junto à superfície inferior (temperatura maior), através do choque e colisão de moléculas a condução leva ao equilíbrio térmico do sistema.

Convecção - é um dos mecanismos de transferência de calor, juntamente com a radiação e a condução

contrarianos - especuladores que acham que as árvores não crescem até ao céu e que consequentemente os preços das acções, estejam eles altos ou baixos, tendem sempre a reverter para o valor médio.

Cornucópia - Na mitologia grega era um vaso em forma de chifre, com frutas e flores que dele saíam em abundância, sem nunca se esgotarem, e expressa um antigo símbolo da fertilidade e riqueza. Hoje, simboliza a agricultura e o comércio.

E

Entropia - é uma medida da desordem de um sistema. A 2ª lei da termodinâmica diz que em qualquer sistema isolado a entropia está sempre a aumentar. Quando na natureza aparece ordem é sempre conseguida à custa de um aumento da desordem noutro lado. Esta lei pode ser entendida de uma forma intuitiva se pensarmos que a ordem está associada a configurações particulares de um sistema, enquanto que a desordem a configurações arbitrárias: Só há uma maneira de ter pares de meias arrumados: na gaveta. No entanto há uma infinidade de configurações que correspodem a meias desarrumadas pela casa.

F

Feedback - No módulo "Dinâmica não linear e caos" abordamos o feedback dizendo que este é um dos ingredientes do caos, o que nos sugere uma relação entre estes dois conceitos, que de facto caminham lado a lado: Num sistema caótico o todo é mais do que a soma das partes.

Fundamentalistas - especuladoes que pelo estudo dos balanços da empresa, das suas vantagens competitivas, da sustentabilidade destas, assim como da envolvente macro-económica tentam medir o real valor da empresa e agem em conformidade.

H

Hidrofíbica - Quando o meio líquido é a água substitui-se o prefixo lio pelo prefixo hidro

Hidrofóbica - Quando o meio líquido é a água substitui-se o prefixo lio pelo prefixo hidro

M

Mecenas - são aqueles que seguem o seu guru predilecto e que em média, com o mais completo desprendimento dos bens materiais, vão pagando os almoços do seu guru, assim como os dos restantes especuladores.

O

Oximoro - Figura de retórica que consiste em associar palavras de sentido contraditório como inocente culpa .

T

Técnicos - especuladores que pela observação das cartas tentam prever as cotações futuras das acções e que tentam a seguir / aproveitar as tendências.

 

Leis de Kepler - as wedçwle wsneds

Leis de Kepler - as wedçwle wsneds