Fases da matéria

É a transição que é problemática.    Isaac Asimov.

A matéria no nosso dia-a-dia apresenta-se em três fases ou estados diferentes: sólido, líquido e gás. Os sólidos são rígidos, i.e. mantém o volume e a forma, os líquidos flúem mantendo o volume e os gases ocupam todo o volume disponível.

Glaciar
Glaciar
Géiser
Géiser

Por exemplo a água existe à nossa volta em várias fases. O nevoeiro e o vapor de água, em particular o dos geisers, são exemplos de moléculas de água na fase gasosa. A água que bebemos e que usamos para nos lavarmos está na fase líquida. O gelo que usamos para arrefecer as bebidas, assim como a neve e os icebergs, estão na fase sólida.

Molécula de água.

A molécula é a partícula mais pequena de uma substância ou composto químico. Uma molécula de água (H2O) é constituída por um único átomo de oxigénio ligado a dois átomos de hidrogénio. Há milhões e milhões (da ordem de 1020 ou seja 10 000 0000 000 000 000 000) de moléculas de água numa única gota. As molécula são demasiado pequenas, da ordem das décimas de nanómetro (1 nm = 10-9 m ou seja 0.000 000 001 m), para serem vistas sem a ajuda dos microscópios mais poderosos (microscópio electrónico, microscópio de efeito de túnel e microscópio de força atómica).

A experiência mostra-nos que estados diferentes têm propriedades físicas diferentes e que estas são determinadas essencialmente pela ordem ou arranjo molecular de cada estado (à qual os físicos chamam simetria). Por exemplo o diamante e a grafite são ambos sólidos à temperatura ambiente e têm a mesma composição química (carbono), porém têm propriedades físicas diferentes, as quais se devem exclusivamente a um arranjo molecular (ou simetria) diferente.

Diamante e grafite: dois arranjos moleculares diferentes dos átomos de carbono.

As moléculas organizam-se de formas diferentes nos sólidos, nos líquidos e nos gases. Por exemplo a água líquida tem uma estrutura parcialmente ordenada (a pequenas distâncias) caracterizada por ligações dinâmicas que se formam e partem constantemente. A desordem aumenta à medida que a temperatura aumenta como se encontra ilustrado nos dois vídeos seguintes: água com gelo e água a ferver (source). No líquido, uma molécula está ligada em média a 3.4 outras moléculas mas devido ao carácter dinâmico destas ligações os vizinhos de uma molécula mudam constantemente. O gelo tem uma estrutura com ordem de longo alcance, caracterizada por uma rede cristalina (source) rígida, onde cada molécula está ligada a 4 outras moléculas de água.

Disposição das moléculas de água no estado sólido.
Água no estado sólido.
Disposição das moléculas de água no estado líquido.
Água no estado líquido.

As duas estruturas podem ser comparadas na imagem onde é evidente a ordem de longo alcance do gelo e o espaço vazio que esta ordem implica, razão pela qual o gelo é menos denso que a água líquida ao contrário do que acontece com a maior parte das outras substâncias (a densidade do gelo é 0.931 g/cm³ e a densidade da água líquida é 1.00 g/cm³ a 4.01 °C).