globals [ ;variáveis globais x y xmin xmax ymin ymax ;servem para localizar o objecto atractor no plano R2 porta? ;variável que caso seja "false" por indicação do utilizador, permite abortar o desenho xfact yfact fact ;factores de reescalamento ] to desenhar ;procedimento executado após se pressionar o botão Desenhar locals [ xo yo ] set x pontoinix ;é o utilizador que escolhe o ponto inicial set y pontoiniy repeat 5000 ;calculam-se 5000 iterações da aplicação para que se obtenha um ponto que estará mais perto do atractor [ ;assim elimina-se a influência das condições iniciais set xo x set yo y ;fórmula da aplicação quadrática mais geral possível a 2D set x (a1 + a2 * xo + a3 * xo * xo + a4 * xo * yo + a5 * yo + a6 * yo * yo) set y (a7 + a8 * xo + a9 * xo * xo + a10 * xo * yo + a11 * yo + a12 * yo * yo) if abs x > 10 ^ 100 or abs y > 10 ^ 100 ;para certos valores dos parâmetros a distância do ponto (x,y) à origem pode divergir [ ;e isso causa erros de cálculo no computador user-message " Pontos divergem" stop ] ] set xmin x ;após eliminada a influência das condições iniciais set xmax x set ymin y set ymax y repeat 5000 ;fazem-se novamente algumas iterações de modo a saber em que região do plano está o objecto e que tamanho tem [ set xo x set yo y if x < xmin [ set xmin x ] if x > xmax [ set xmax x ] if y < ymin [ set ymin y ] if y > ymax [ set ymax y ] set x (a1 + a2 * xo + a3 * xo * xo + a4 * xo * yo + a5 * yo + a6 * yo * yo) set y (a7 + a8 * xo + a9 * xo * xo + a10 * xo * yo + a11 * yo + a12 * yo * yo) if abs x > 10 ^ 100 or abs y > 10 ^ 100 [ user-message " Pontos divergem" stop ] ] set fact 0.8 ;a figura a desenhar ocupará só 80% da janela disponível desenha x xmin xmax y ymin ymax end to desenha [ xd xmind xmaxd yd ymind ymaxd ] ;função que desenha no campo gráfico o atractor pretendido locals [ xo yo vx vy ] ;esta função necessita de saber o enquadramento do objecto para que o possa reescalar set xo xmaxd - xmind ;e transladar para a nossa janela set yo ymaxd - ymind if xo = 0 [ set xo 0.0001 ] ;se o objecto for um ponto fixo então xo e yo seriam 0, assim fazem-se 0.0001 (valor pequeno) if yo = 0 [ set yo 0.0001 ] ;para que não dê erro ao se dividir na instrução seguinte por xo e yo set xfact screen-size-x * fact / xo ; set yfact screen-size-y * fact / yo ;calcula-se o factor de reescalamento da figura de modo a esta preencher fact * 100% da janela set porta? true ;caso porta? seja false (por indicação do utilizador que pressionou parar) no fim desta função pára-se de desenhar set x xd ;caso porta? seja true são desenhados npontos pontos set y yd repeat npontos [ set vx int((x - xmind) * xfact - screen-edge-x * fact) ;aqui faz-se o reescalamento do objecto e a sua translacção set vy int((y - ymind) * yfact - screen-edge-y * fact) ;note que é necessário fazer um casting para inteiro pois as coordenados ;dos patches são sempre inteiras if abs vx < screen-edge-x and abs vy < screen-edge-y ;se o ponto estiver dentro da janela gráfica então é desenhado [ ;por construção quando se executa a fc desenha chamada pela fc desenhar o ponto está sempre dentro da janela ask patch vx vy ;contudo quando se executa a fc desenha chamada pela fc zoom por vezes o ponto cai fora da janela [ ;disponível, é isso que justifica este teste ifelse Gradiente-Cor [ ;o utilizador pode escolher fazer o desenho só a vermelho ou com diferentes tons de vermelho ifelse pcolor = black [ set pcolor 12 ] [ set pcolor (pcolor + 0.1) ];no caso de escolher utilizar vários tons de vermelho deve notar que pontos de vermelho mais if pcolor > red ;vivo indicam que esse ponto foi vizitado pela dinâmica mais vezes que pontos [ set pcolor red ] ;que estejam pintados a vermelho mais escuro ] [ set pcolor red ] ] ] set xo x set yo y set x (a1 + a2 * xo + a3 * xo * xo + a4 * xo * yo + a5 * yo + a6 * yo * yo) set y (a7 + a8 * xo + a9 * xo * xo + a10 * xo * yo + a11 * yo + a12 * yo * yo) if abs x > 10 ^ 100 or abs y > 10 ^ 100 [ user-message " Pontos divergem" stop ] if not porta? [ stop ] ;é aqui que a fc desenha aborta após indicação do utilizador ] set pontoinix x ;o último ponto desenhado é guardado set pontoiniy y end to zoom ;esta função faz uma ampliação da zona seleccionada pelo utilizador locals [ xcormin xcormax ycormin ycormax ] escolherpontos ;função que permite escolher os pontos cujas coordenadas delimitam a zona a ampliar, esses pontos ficam pintados a verde set xcormin min values-from (patches with [ pcolor = green ]) [ pxcor ];aqui obtêm-se as coordenadas dos patches seleccionados set xcormax max values-from (patches with [ pcolor = green ]) [ pxcor ] set ycormin min values-from (patches with [ pcolor = green ]) [ pycor ] set ycormax max values-from (patches with [ pcolor = green ]) [ pycor ] set xmax (((screen-edge-x * fact + xcormax) / xfact) + xmin) ;nestas instruções executa-se as transformações inversas à translacção set xmin (((screen-edge-x * fact + xcormin) / xfact) + xmin) ;e ao reescalamento. Sabe-se a coordenada dos patches mas precisa-se set ymax (((screen-edge-y * fact + ycormax) / yfact) + ymin) ;de saber a que ponto de R2 isso corresponde. set ymin (((screen-edge-y * fact + ycormin) / yfact) + ymin) ;os "reporter" que se encontram ao lado do campo gráfico podem ;dar ao utilizador uma ideia das coordenadas de R2 dos pontos escolhidos ask patches with [ pxcor > xcormin and xcormax > pxcor and pycor > ycormin and ycormax > pycor and pcolor = black ] [ set pcolor green ] ;os patches pertencentes à zona seleccionada aparecem pintados a verde durante 3 segundos wait 3 ask patches [ set pcolor black ] ;para que se possa fazer o desenho da zona ampliada é necessário apagar o desenho anterior set fact 1.0 ;o desenho gerado pelo zoom ocupa toda a janela gráfica desenha x xmin xmax y ymin ymax ;faz o desenho da zona seleccionada end to escolherpontos ;função que permite escolher os pontos cujas coordenadas delimitam a zona a ampliar, locals [ i ] ;esses pontos mudam a cor para verde set i 0 while[ i != 1 ] [ if mouse-down? ;o utilizador deve seleccionar os pontos com o rato (clicando) [ set pcolor-of patch-at mouse-xcor mouse-ycor green ] if (count patches with [ pcolor = green ]) >= 2 ;são necessários dois pontos (extremos da caixa) [ set i (i + 1) ] ] end to parar ;permite parar o procedimento desenhar set porta? false end to zeros ;inicializa todos os parâmetros do modelo a zero set a1 0.0 set a2 0.0 set a3 0.0 set a4 0.0 set a5 0.0 set a6 0.0 set a7 0.0 set a8 0.0 set a9 0.0 set a10 0.0 set a11 0.0 set a12 0.0 set pontoinix 0 set pontoiniy 0 end to apagar ;apaga a janela gráfica e a condição inicial ca set pontoinix 0 set pontoiniy 0 end to inicializaparametros ;inicializa os parâmetros do modelo de acordo com a imagem da biblioteca seleccionada locals [ listanomes ;onde estão os nomes das imagens da biblioteca listaparametros ;lista de listas (matriz). Cada linha da matriz é uma lista, que possui os parâmetros de uma imagem ;as linhas da matriz estão ordenadas de acordo com a ordem da listanomes lista ;após se saber qual a imagem seleccionada (ou qual a linha (lista) da matriz seleccionada) esta variável guarda-a ] set listanomes (list "AMTMNQQXUYGA" "CVQKGHQTPHTE" "FIRCDERRPVLD" "GIIETPIQRRUL" "GLXOESFTTPSV" "GXQSNSKEECTX" "HGUHDPHNSGOH" "ILIBVPKJWGRR" "LUFBBFISGJYS" "MCRBIPOPHTBN" "MDVAIDOYHYEA" "ODGQCNXODNYA" "QFFVSLMJJGCR" "UWACXDQIGKHF" "VBWNBDELYHUL" "WNCSLFLGIHGL" "MCRBIPOPHTBL" "WCRBIPOPDTBL") set listaparametros (list (list -1.2 0.0 0.7 0.0 0.1 0.4 0.4 1.1 0.8 1.2 -0.6 -1.2) (list -1.0 0.9 0.4 -0.2 -0.6 -0.5 0.4 0.7 0.3 -0.5 0.7 -0.8) (list -0.7 -0.4 0.5 -1.0 -0.9 -0.8 0.5 0.5 0.3 0.9 -0.1 -0.9) (list -0.6 -0.4 -0.4 -0.8 0.7 0.3 -0.4 0.4 0.5 0.5 0.8 -0.1) (list -0.6 -0.1 1.1 0.2 -0.8 0.6 -0.7 0.7 0.7 0.3 0.6 0.9) (list -0.6 1.1 0.4 0.6 0.1 0.6 -0.2 -0.8 -0.8 -1.0 0.7 1.1) (list -0.5 -0.6 0.8 -0.5 -0.9 0.3 -0.5 0.1 0.6 -0.6 0.2 -0.5) (list -0.4 -0.1 -0.4 -1.1 0.9 0.3 -0.2 -0.3 1.0 -0.6 0.5 0.5) (list -0.1 0.8 -0.7 -1.1 -1.1 -0.7 -0.4 0.6 -0.6 -0.3 1.2 0.6) (list 0.0 -1.0 0.5 -1.1 -0.4 0.3 0.2 0.3 -0.5 0.7 -1.1 0.1) (list 0.0 -0.9 0.9 -1.2 -0.4 -0.9 0.2 1.2 -0.5 1.2 -0.8 -1.2) (list 0.2 -0.9 -0.6 0.4 -1.0 0.1 1.1 0.2 -0.9 0.1 1.2 -1.2) (list 0.4 -0.7 -0.7 0.9 0.6 -0.1 0.0 -0.3 -0.3 -0.6 -1.0 0.5) (list 0.8 1.0 -1.2 -1.0 1.1 -0.9 0.4 -0.4 -0.6 -0.2 -0.5 -0.7) (list 0.9 -1.1 1.0 0.1 -1.1 -0.9 -0.8 -0.1 1.2 -0.5 0.8 -0.1) (list 1.0 0.1 -1.0 0.6 -0.1 -0.7 -0.1 -0.6 -0.4 -0.5 -0.6 -0.1) (list 0.0 -1.0 0.5 -1.1 -0.4 0.3 0.2 0.3 -0.5 0.7 -1.1 -0.1) (list 0.0 -1.0 0.5 -1.1 -0.4 0.3 0.2 0.3 -0.5 0.7 -1.1 -1.1) ) set lista (item (position imagem listanomes) listaparametros) (set a1 item 0 lista) (set a2 item 1 lista) (set a3 item 2 lista) (set a4 item 3 lista) (set a5 item 4 lista) (set a6 item 5 lista) (set a7 item 6 lista) (set a8 item 7 lista) (set a9 item 8 lista) (set a10 item 9 lista) (set a11 item 10 lista) (set a12 item 11 lista) end ;Esta função foi desenhada para ser usada no "Command Center" ;O utilizador deve chamar a função digitando o seu nome e passando-lhe como argumento ;uma "string" composta por 12 letras (nome de uma imagem). Por exemplo NomeImagem "NETLOGO?CFTC" ;A função inicializa automaticamente os parâmetros to NomeImagem[lista] locals[i listaletras listavalores LM] set i 0 set listaletras (list "?" "#" "A" "B" "C" "D" "E" "F" "G" "H" "I" "J" "K" "L" "M" "N" "O" "P" "Q" "R" "S" "T" "U" "V" "W" "X" "Y" "Z" "[") set listavalores (list -1.4 -1.3 -1.2 -1.1 -1.0 -0.9 -0.8 -0.7 -0.6 -0.5 -0.4 -0.3 -0.2 -0.1 0.0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4) set LM (list 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12) ;serve para inicializar a lista de comprimento 12, os valores usados são de todo irrelevantes repeat length lista [ set LM replace-item i LM (item (position (item i lista) listaletras) listavalores) ;constrói a lista de parâmetros numéricos set i i + 1 ] (set a1 item 0 LM) (set a2 item 1 LM) (set a3 item 2 LM) (set a4 item 3 LM) (set a5 item 4 LM) (set a6 item 5 LM) (set a7 item 6 LM) (set a8 item 7 LM) (set a9 item 8 LM) (set a10 item 9 LM) (set a11 item 10 LM) (set a12 item 11 LM) end ;exporta o mundo (escreve o valor de todas as variáveis) ;para um ficheiro de nome nomeficheiro to exportarmundo locals [nomeficheiro ax ay] set nomeficheiro user-choose-new-file if file-exists? nomeficheiro [ file-delete nomeficheiro ] file-open nomeficheiro file-print screen-size-x file-print screen-size-y show "sx: "+ screen-size-x + " sy: "+ screen-size-y set ay (- screen-edge-y) repeat screen-size-y [ set ax (- screen-edge-x) repeat screen-size-x [ ask patch ax ay [ file-print pcolor ] set ax ax + 1 ] set ay ay + 1 ] file-close end ; Versão ICES Copyright 2004, Centro de Física Teórica e Computacional @#$#@#$#@ GRAPHICS-WINDOW 457 10 980 554 256 256 1.0 1 10 1 1 1 CC-WINDOW 9 507 434 608 Command Center SLIDER 7 10 223 43 a1 a1 -1.2 1.2 -1.2 0.1 1 NIL SLIDER 7 47 223 80 a2 a2 -1.2 1.2 -0.6 0.1 1 NIL SLIDER 7 85 223 118 a3 a3 -1.2 1.2 -0.5 0.1 1 NIL SLIDER 8 122 224 155 a4 a4 -1.2 1.2 0.1 0.1 1 NIL SLIDER 9 159 225 192 a5 a5 -1.2 1.2 -0.7 0.1 1 NIL SLIDER 9 196 225 229 a6 a6 -1.2 1.2 0.2 0.1 1 NIL SLIDER 9 232 225 265 a7 a7 -1.2 1.2 -0.9 0.1 1 NIL SLIDER 9 269 225 302 a8 a8 -1.2 1.2 0.9 0.1 1 NIL SLIDER 9 305 225 338 a9 a9 -1.2 1.2 0.1 0.1 1 NIL SLIDER 9 341 225 374 a10 a10 -1.2 1.2 -0.3 0.1 1 NIL SLIDER 9 378 225 411 a11 a11 -1.2 1.2 -1.0 0.1 1 NIL SLIDER 9 415 225 448 a12 a12 -1.2 1.2 0.3 0.1 1 NIL SLIDER 9 460 225 493 npontos npontos 0 5000000 1942675 1 1 NIL BUTTON 244 332 339 365 Desenhar desenhar NIL 1 T OBSERVER T BUTTON 244 409 339 442 Apagar apagar NIL 1 T OBSERVER T MONITOR 549 558 606 607 xmin xmin 3 1 MONITOR 398 70 455 119 ymax ymax 3 1 MONITOR 907 561 964 610 NIL xmax 3 1 MONITOR 398 439 455 488 ymin ymin 3 1 CHOICE 234 10 401 55 imagem imagem "AMTMNQQXUYGA" "CVQKGHQTPHTE" "FIRCDERRPVLD" "GIIETPIQRRUL" "GLXOESFTTPSV" "GXQSNSKEECTX" "HGUHDPHNSGOH" "ILIBVPKJWGRR" "LUFBBFISGJYS" "MCRBIPOPHTBN" "MCRBIPOPHTBL" "MDVAIDOYHYEA" "ODGQCNXODNYA" "QFFVSLMJJGCR" "UWACXDQIGKHF" "VBWNBDELYHUL" "WNCSLFLGIHGL" 16 BUTTON 234 104 328 137 Zeros zeros NIL 1 T OBSERVER T BUTTON 244 370 339 403 Parar parar NIL 1 T OBSERVER T BUTTON 234 67 328 100 Inicializar inicializaparametros NIL 1 T OBSERVER T BUTTON 244 460 339 493 Zoom zoom NIL 1 T OBSERVER T SLIDER 233 154 405 187 pontoinix pontoinix -10.0 10.0 0.0 0.01 1 NIL SLIDER 233 194 405 227 pontoiniy pontoiniy -10 10 0.0 0.01 1 NIL SWITCH 234 238 388 271 Gradiente-Cor Gradiente-Cor 0 1 -1000 BUTTON 457 558 546 591 Exportar exportarmundo NIL 1 T OBSERVER T @#$#@#$#@ INTRODUÇÃO ---------- A evolução no tempo de sistemas físicos, químicos, biológicos e sociais pode ser modelada matematicamente através de equações diferenciais ou de regras de iteração. Por exemplo, a equação diferencial X' = a X, cuja solução é X(T)= X(0) exp (a T), modela a desintegração radioactiva, se o parâmetro a for negativo, e o crescimento exponencial de uma população se a for positivo. Ambos estes exemplos, como todos os modelos formulados com equações diferenciais, consideram o tempo uma variável contínua. Em muitos casos, um modelo é naturalmente formulado considerando apenas instantes discretos do tempo, separados por intervalos constantes. Nestes casos, os modelos matemáticos são regras de iteração, em vez de equações diferenciais. Um bom exemplo é outra vez a dinâmica de populações, em que faz sentido querer saber apenas os sucessivos valores da população nos instantes T1, T2, ..., Tn, separados pelo intervalo de tempo típico de uma geração. O modelo discreto correspondente ao modelo de crescimento exponencial é a regra de iteração Xn+1 = b Xn, com n inteiro e a constante b=exp (a Tg), onde Tg é o tempo médio de uma geração. Também podemos pensar nos modelos a tempo discreto como 'imagens estroboscópicas' de modelos a tempo contínuo. Estes modelos são os mais fáceis de explorar computacionalmente, porque os computadores também trabalham com variáveis discretas. Ao contrário dos modelos lineares como os que usámos como exemplo, os modelos não lineares podem ter soluções muito complicadas, e exibir o tipo de comportamento que se designa genericamente por caos. Um exemplo muito conhecido são as equações de Lorenz, que para certos valores dos parâmetros têm um atractor caótico, isto é, uma região do espaço que atrai todas, ou quase todas, as condições iniciais e sobre a qual órbitas próximas divergem exponencialmente. Neste caso, como em muitos outros, o atractor caótico é, do ponto de vista geométrico, um fractal, e chama-se um atractor estranho. Neste programa vamos explorar um sistema não linear discreto a duas variáveis, ou seja, uma regra de iteração da forma Xn+1 = f1(Xn,Yn), Yn+1 = f2(Xn,Yn), com a não linearidade mais simples, em que f1 e f2 são funções quadráticas. Variando os parâmetros do sistema, e deixando as soluções evoluir, veremos como a sua representação no plano das variáveis X,Y vai produzir objectos de inesperada complexidade, que, tal como os fractais geométricos, exibem estrutura não trivial em escalas sucessivamente mais pequenas, mas que, ao contrário destes, não são exactamente auto-semelhantes. UTILIZAÇÃO ---------- A regra iterativa usada é a aplicação quadrática do plano mais geral possível Xn+1 = a1 + a2*Xn + a3*Xn*Xn + a4 Xn*Yn + a5*Yn + a6*Yn*Yn Yn+1 = a7 + a8*Xn + a9*Xn*Xn + a10 Xn*Yn + a11*Yn + a12*Yn*Yn Aplicação quadrática bi-dimensional Os 12 parâmetros do modelo (a1 - a12) podem ser alterados usando o botão correspondente, assim como a condição inicial onde se deseja começar a iteração e o número de pontos (ou de iterações) que se pretende realizar. O programa vai calculando e representando na janela os sucessivos pontos (Xn, Yn) da órbita com essa condição inicial. Para alguns valores dos parâmetros, este sistema não linear tem um atractor estranho. Convem notar que as primeiras 10.000 iterações não são mostradas no gráfico, pois pretende-se ver o objecto atractor e não o transiente associado a cada condição inicial. Assim, escolhendo parâmetros adequados e qualquer condição inicial que pertença à bacia de atracção do atractor, a figura produzida pelo programa é uma representação aproximada do atractor. Cada parâmetro pode ter valores desde -1.2 a 1.2 em saltos de 0.1. Apesar deste intervalo corresponder a uma exploração muito grosseira e limitada dos possíveis valores dos parâmetros, corresponde mesmo assim a 25^12 casos diferentes, dos quais cerca de 10^15 têm atractores caóticos. É preciso notar que nem todos os casos mencionados correspondem a atractores geometricamente diferentes : uns são imagens rodadas dos outros ou imagens ao espelho. Pode ainda haver casos que correspondam a ampliações ou reduções, e que serão vistos como idênticos uma vez que, para além de os transladar, o programa reescala os objectos ao tamanho da janela. Estas simetrias poderiam ser reduzidas eliminando parâmetros, mas o número de casos distintos a explorar seria ainda muito grande. Por isso, o modelo dispõe de uma biblioteca de imagens (ou parâmetros) para os quais o sistema tem atractores interessantes. Para a usar, basta selecionar um nome no campo "imagem" e pressionar "Inicializar". O nome de cada conjunto de parâmetros da biblioteca pode parecer também "estranho", mas cada caracter ASCII do nome corresponde a um determinado valor para o parâmetro respectivo: por exemplo, A representa o valor -1.2, o valor 1.2 representa-se por Y, os valores intermédios (em saltos de 0.1) são representados pelas outras letras do alfabeto. O botão "Zeros" inicializa todos os parâmetros do modelo a zero. Em vez de utilizar os sliders ou a biblioteca para definir o conjunto de parâmetros da aplicação quadrática, podemos introduzir directamente no "Command Center" a função NomeImagem seguida de um argumento com o "nome" da aplicação. Por exemplo a aplicação de Hénon (ver questão 3), uma das mais conhecidas e estudadas, poderá ser definida escrevendo >NomeImagem "WM?MPMMWMMMM" (neste caso a caracter "?" corresponde ao valor -1.4, que sai fora do intervalo normalmente investigado). Após a escolha dos parâmetros, a representação da órbita começa se se pressionar "Desenhar". Este processo pode ser interrompido em qualquer instante pressionando "Parar", e pára automaticamente ao ser atingido o número de iterações fixado em "npontos". Para limpar o campo gráfico usa-se "Apagar". Este modelo possui um botão de "Zoom". Depois de activado, o utilizador tem que escolher, 'clickando' com o rato na janela gráfica, dois pontos de diferentes ordenadas e abcissas. As coordenadas destes pontos delimitam a zona a ser ampliada. Este programa possui ainda uma opção de "Gradiente-Cor". Se seleccionada, esta opção vai fazer com que os pontos do desenho que são mais vezes visitados fiquem com uma cor mais brilhante. Isto serve para mostrar que o atractor não é visitado de maneira uniforme, e dá uma ideia das zonas do atractor onde a dinâmica passa mais tempo. QUESTÕES -------- 1. Experimente o resultado de alguns dos casos propostos na biblioteca de modelos, e use a opção de zoom para investigar os pormenores de cada fractal. 2. Experimente as seguintes transformações alterando os parâmetros correspondentes: (rotação de 90º) X -> Y Y -> -X (rotação de 180º) X -> -X Y -> -Y (imagem espelho) X -> -X Y -> Y 3.Uma aplicação muito conhecida e que aparece como caso particular da aplicação quadrática bi-dimensional mais geral é a aplicação de Hénon. Regra iterativa: Xn+1 = 1 + a*Xn*Xn + b*Yn Yn+1 = Xn Experimente os seguintes valores: a=-1.4 b=0.3. Note que nem todos os valores de a e b produzem um objecto atractor, para muitos desses valores a distância dos pontos à origem diverge. (Sugestão: utilize a função NomeImagem "WM?MPMMWMMMM") 4.Experimente os seguintes conjuntos de parâmetros (use a função NomeImagem): WM?MPMMWMMMM, AGHNFODVNJCP, BCQAFMFVPXKQ, DSYUECINGQNV, ELXAPXMPQOBT, EYYMKTUMXUVC, JTTSMBOGLLQF, NNMJRCTVVTYG, OUGFJKDHSAJU, QKOCSIDVTPGY, QLOIARXYGHAJ, TJUBWEDNRORR, TSILUNDQSIFA, UZBJLCDISIIQ, UDUOTLRBKTJD, WLKWPSMOGIGS, CSRKVVQLGFFS, KPNERVOTBYCM. 5.Procure os seus próprios atractores, para muitos será a primeira pessoa a vê-los! 6.Note a grande semelhança entre o nome das imagens MCRBIPOPHTBN e MCRBIPOPHTBL. Apenas diferem no valor do último parâmetro. No entanto, as mudanças de valores dos parâmetros podem ter consequências dramáticas na dinâmica. Escolha um modelo da biblioteca e mande o programa desenhá-lo, vá mudando o valor dos parâmetros à medida que o desenho evolui. Repare na diversidade de atractores que encontra. Tente o seguinte exemplo: coloque o programa a desenhar a imagem "UWACXDQIGKHF" de seguida varie passo a passo o parâmetro a6 até -0.4. Após isto varie o parâmetro a7 até -0.4, interprete o que observa. Resposta: Observam-se órbitas periódicas, visíveis a partir dos seus transientes, e curvas invariantes. Para as ver melhor é conveniente reduzir um pouco a velocidade de execução do programa. A órbita da condição inicial (0,0) diverge para a maior parte destes outros valores de a6 e a7. Para iniciar o programa com estes valores, é necessário escolher condições iniciais adequadas. Estas podem ser escolhidas a partir da observação da simulaço proposta. Por exemplo, x=0.7 e y=-0.7 funciona para os valores finais de a6 e a7. 7.Para o seguinte conjunto de parâmetros "KYXEVJLXUYGA" com a condição inicial (0,0), pode observar uma órbita curva invariante, outro tipo de atractor. Varie os parâmetros e veja que atractores como curvas invariantes, órbitas periódicas e pontos fixos são também frequentes. VARIANTES E EXTENSÕES --------------------- Procure fractais para outros intervalos dos parâmetros, editando os diversos "sliders" para mudar os valores. Adapte o programa de maneira a permitir a exploração numérica das aplicações cúbicas, quárticas ou quínticas. Por exemplo, Xn+1 = a1 + a2*Xn + a3*Xn*Xn + a4 Xn*Xn*Xn + a5*Xn*Xn*Yn + a6*Xn*Yn + a7*Xn*Yn*Yn + a8*Yn + a9*Yn*Yn + a10*Yn*Yn*Yn Yn+1 = a11 + a12*Xn + a13*Xn*Xn + a14 Xn*Xn*Xn + a15*Xn*Xn*Yn + a16*Xn*Yn + a17*Xn*Yn*Yn + a18*Yn + a19*Yn*Yn + a20*Yn*Yn*Yn Aplicação cúbica bi-dimensional mais geral Experimente os valores seguintes para os 20 parâmetros da aplicação cúbica: IRPGVTFIDGCSXMFPKIDJ, ISMHQCHPDFKFBKEALIFD, JYCBMNFNYOEPYUGHHESU,LGROKJFELDGKXSUEEWYE, MGGNDPHWONKFQUIIHBVP, NHZBEETDORVLAOTUPENH, NUYLCURDUHQUQMRZQWQB, OVFKWKEIBPGNYPVKWCYU. Para a aplicação 2D quártica: FUXRRRUIRDYKDUBPHHOMOBRIRBINCS, GNXVYVASWMMNFFQOFJTMRBNRFWREJH, LURFSRHWMSKHTQBKXJDXQSMFJBWUFG, PFMQPPBPARCUOLSTATEXQDKEXMLOIF, QDIDSBTPNDBSGOKOKGAKMCCONXFHWQ,RMJQBCSOAFMBRRSSUHCNBWVSRICXAA, TPMJKFSCWUMSHBVPCBUTBRRVXHSXIT,UETJGIINOTHGFYLJOUVEEMXTEGDHLM. Para a aplicação 2D quíntica: GEQGOYIKQQPEUJBKPXTVUSJHOVJDUAYYPRNTXFLGAM, VNTBSGWPIJIQFTJZIGRJTDXWLMDPWSVUNEFVSBMYFE HVOIEGIDJCSFUFJCQGRUGMCLHEPWKRCCYFIRQPYAPH, MSMTNCONSQJOTKOPAOMQYNDPUQWVQJUEGNWAYGDLIT QBKSKIXQMKEOVVMAHXLBOQQJXEYMBUMBOEFVDBAPWU, QDHFCNDPFVXOIXKPUMIQJJFOKCYELPTJPBSPOFGAPL SARYDPNQIYYBGSXBFOFLRRPSWDEQGOSMSCONFEBVRP, VHDXLMSMKIBUMCNKOCPSPJMTFNPEDJQLNFOBTTHMPT. REFERÊNCIAS ----------- http://mathworld.wolfram.com/StrangeAttractor.html Sprott, J. C. Strange Attractors: Creating Patterns in Chaos. New York: Henry Holt, 1993a. @#$#@#$#@ default true 0 Polygon -7566196 true true 150 5 40 250 150 205 260 250 ant true 0 Polygon -7566196 true true 136 61 129 46 144 30 119 45 124 60 114 82 97 37 132 10 93 36 111 84 127 105 172 105 189 84 208 35 171 11 202 35 204 37 186 82 177 60 180 44 159 32 170 44 165 60 Polygon -7566196 true true 150 95 135 103 139 117 125 149 137 180 135 196 150 204 166 195 161 180 174 150 158 116 164 102 Polygon -7566196 true true 149 186 128 197 114 232 134 270 149 282 166 270 185 232 171 195 149 186 149 186 Polygon -7566196 true true 225 66 230 107 159 122 161 127 234 111 236 106 Polygon -7566196 true true 78 58 99 116 139 123 137 128 95 119 Polygon -7566196 true true 48 103 90 147 129 147 130 151 86 151 Polygon -7566196 true true 65 224 92 171 134 160 135 164 95 175 Polygon -7566196 true true 235 222 210 170 163 162 161 166 208 174 Polygon -7566196 true true 249 107 211 147 168 147 168 150 213 150 arrow true 0 Polygon -7566196 true true 150 0 0 150 105 150 105 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